Mestrado Integrado em Medicina

Contactos

Faculdade de Medicina

Faculdade de Medicina

E-mail: medicina.fm@ucp.pt

Tel: (+351) 214 269 851 (dias úteis das 15:00h às 18:00h)

Campus de Sintra
Estrada Octávio Pato

2635-631 Rio de Mouro 

Descrição do Programa

O curso de Medicina da UCP é um Mestrado Integrado com a duração de seis anos letivos. Tem um currículo altamente inovador, resultante da colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade de Maastricht, instituição de grande prestígio internacional. Tem igualmente uma parceria para a vertente clínica com o Grupo Luz Saúde, um dos maiores grupos de saúde privado português. O curso está apoiado por pedagogias modernas, com forte base tecnológica, e procura garantir a humanização da profissão médica.

O curso de Medicina vai utilizar metodologias de ensino centradas no estudante, que fomentam autonomia de aprendizagem, com maior retenção e profundidade de conhecimento, com provas dadas a nível de competências clínicas. O curso está alinhado com o modelo de ensino e avaliação da Universidade de Maastricht, terá uma formação ao melhor nível internacional, com professores de topo e será ministrado em inglês, com a vertente clínica em português. O curso permitirá o acesso a mobilidade formativa internacional com outras escolas de Medicina de referência.

O Mestrado Integrado em Medicina é lecionado pela Faculdade de Medicina, unidade académica da Universidade Católica Portuguesa, e vai funcionar no Campus de Sintra da UCP, junto ao Tagus Parque, num moderno edifício dotado de condições de estudo e recursos tecnológicos excecionais. Este edifício está dotado de uma vasta área dedicada à investigação e terá uma moderna biblioteca. Para apoio de todos quantos aí estudam e trabalham haverá um bar, uma cantina e serviços de transporte.

A área científica predominante do ciclo de estudos é a Medicina com a Classificação CNAEF 721 – primeira área fundamental, de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de março.

A conclusão do Mestrado Integrado em Medicina exige a obtenção de 360 ECTS e o programa tem a duração de 6 anos letivos (12 semestres), de acordo com o artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, com a redação do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto.

Nos primeiros 3 anos curriculares, a conclusão de 180 ECTS corresponde ao primeiro ciclo de estudos e confere aos estudantes o grau de Licenciado em Ciências Básicas de Medicina. O segundo ciclo de estudos visa a obtenção dos restantes 180 ECTS, nos 3 últimos anos curriculares, e confere o grau de Mestre em Medicina.

A formação superior em Medicina é regulamentada a nível europeu, tendo em vista o reconhecimento da respetiva qualificação profissional entre os Estados-Membros. 

O Mestrado Integrado em Medicina conta com a parceria do Grupo Luz Saúde e a estreita colaboração da Universidade de Maastricht, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Instituto Público, do Hospital Beatriz Ângelo e da União das Misericórdias Portuguesas.

O curso é ministrado na Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, no campus de Sintra, no Hospital da Luz Lisboa e outras unidades do Grupo Luz Saúde, nos Centros e Unidades de Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P., no Hospital Beatriz Ângelo e nas unidades de saúde da União das Misericórdias Portuguesas.

 

Vagas

O número máximo de admissões será de 100 estudantes por ano letivo para o Mestrado Integrado em Medicina. 

Contudo, no primeiro ano de abertura do curso serão admitidos 50 estudantes, aumentando progressivamente até aos 100 estudantes por ano.

Contactos

Faculdade de Medicina

Faculdade de Medicina

E-mail: medicina.fm@ucp.pt

Tel: (+351) 214 269 851 (dias úteis das 15:00h às 18:00h)

Campus de Sintra
Estrada Octávio Pato

2635-631 Rio de Mouro 

Notícias Relacionadas