Desenho e Implementação de Pedagogia Baseada em Evidênci

6 ECTS / Semestral / Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

  • ​Conhecer as principais teorias do desenho curricular e instrucional, e ter a capacidade de aplicar esse conhecimento ao desenho de
  • atividades de aprendizagem, através dos modelos atualmente utilizados.
  • Conhecer as principais atividades de ensino e aprendizagem baseadas em evidência científica e ter a capacidade de aplicar esse
  • conhecimento na implementação de atividades de aprendizagem.
  • Conhecer os principais fatores que influenciam o desenho curricular em medicina, incluindo aqueles relacionados com as teorias e a
  • evolução da prática médica, teorias da aprendizagem, valores sociais, expansão do conhecimento, evolução dos serviços e políticas de
  • saúde, responsabilidade e transparência.
  • Conhecer e aplicar os fatores de decisão no desenho curricular médico.
  • Utilizar as seguintes práticas de aprendizagem baseadas em evidência, no contexto do ensino da medicina: ensino em pequenos e
  • grandes grupos, aprendizagem em serviço, supervisão, mentoria e ensino de competências.

Conteúdos programáticos:

  • Ciência da Aprendizagem
  • Temas fundamentais no desenho curricular:
  • Objectivos educacionais
  • Estrutura curricular
  • Ensino e avaliação
  • Gestão curricular
  • Papéis e responsabilidades dos intervenientes no currículo
  • Avaliação da efectividade de um currículo

Temas fundamentais no desenho instrucional:

  • Componentes do desenho instrucional (objectivos, estratégias e avaliação)
  • Alinhamento instrucional
  • Modelos de desenho instrucional relevantes para a educação médica (ADDIE, Nine Events, ARCS and 4C/ID)

Actividades fundamentais no ensino baseado em evidência:

  • Pequenos grupos
  • Grandes grupos
  • Tutoria, mentoria e coaching
  • Aprendizagem em serviço
  • Simulação (introdução)
  • Planeamento, implementação e avaliação de actividades de pedagogia baseada em evidência.