Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
- Conhecer as principais teorias do desenho curricular e instrucional, e ter a capacidade de aplicar esse conhecimento ao desenho de
- atividades de aprendizagem, através dos modelos atualmente utilizados.
- Conhecer as principais atividades de ensino e aprendizagem baseadas em evidência científica e ter a capacidade de aplicar esse
- conhecimento na implementação de atividades de aprendizagem.
- Conhecer os principais fatores que influenciam o desenho curricular em medicina, incluindo aqueles relacionados com as teorias e a
- evolução da prática médica, teorias da aprendizagem, valores sociais, expansão do conhecimento, evolução dos serviços e políticas de
- saúde, responsabilidade e transparência.
- Conhecer e aplicar os fatores de decisão no desenho curricular médico.
- Utilizar as seguintes práticas de aprendizagem baseadas em evidência, no contexto do ensino da medicina: ensino em pequenos e
- grandes grupos, aprendizagem em serviço, supervisão, mentoria e ensino de competências.
Conteúdos programáticos:
- Ciência da Aprendizagem
- Temas fundamentais no desenho curricular:
- Objectivos educacionais
- Estrutura curricular
- Ensino e avaliação
- Gestão curricular
- Papéis e responsabilidades dos intervenientes no currículo
- Avaliação da efectividade de um currículo
Temas fundamentais no desenho instrucional:
- Componentes do desenho instrucional (objectivos, estratégias e avaliação)
- Alinhamento instrucional
- Modelos de desenho instrucional relevantes para a educação médica (ADDIE, Nine Events, ARCS and 4C/ID)
Actividades fundamentais no ensino baseado em evidência:
- Pequenos grupos
- Grandes grupos
- Tutoria, mentoria e coaching
- Aprendizagem em serviço
- Simulação (introdução)
- Planeamento, implementação e avaliação de actividades de pedagogia baseada em evidência.