Pós-Graduação em Sono

Apresentação

O sono é fundamental para a sobrevivência, e tem sido inequivocamente demonstrado que a duração, o tempo e a qualidade do sono afetam criticamente a saúde física e mental, o desempenho e a segurança.

Nas últimas décadas assistimos a um crescente interesse pelo sono em várias áreas do conhecimento que vão desde a biologia às ciências sociais, passando é claro pela Medicina. Esta crescente evolução científica levou ao reconhecimento de que a Medicina do Sono deve ser uma especialização médica, pois comporta um domínio específico de investigação e intervenção diagnóstica/terapêutica com elevado impacto na qualidade de vida. Contudo, em vários países europeus, incluindo Portugal, a Medicina do Sono não é considerada uma especialidade médica independente e as perturbações do sono são abordadas por diferentes especialistas, tais como Pneumologistas, Neurologistas, Médicos Dentistas, Otorrinolaringologistas, Cirurgiões Maxilo-faciais e Psicólogos, entre outros.

Por essa razão, os profissionais de saúde que trabalham na área do sono têm procurado formação e certificação nacional e/ou internacional nesta área. A única entidade de acreditação que existe em Portugal no campo da Medicina do Sono é a Ordem dos Médicos que através do Colégio da especialidade confere a competência médica em Medicina do Sono. Recentemente a Ordem dos Médicos Dentistas, reconheceu e aprovou a Medicina Dentária do Sono, também como competência.

Em 2021, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) organizou um Curso de Formação Avançada em Sono (Coordenadoras Amélia Feliciano e Andreia Cardoso) centrado nos aspetos médicos e técnicos da Medicina do Sono, e que foi aprovado pela European Sleep Research Society (ESRS) e apoiado pelas Sociedades Nacionais das áreas da Medicina e Ciências do Sono. Considerando esta experiência educacional, é agora uma grande oportunidade para a Faculdade de Medicina da UCP criar uma Pós-Graduação do Sono que reúna os profissionais de saúde especializados, nacionais e internacionais, onde espelhe a colaboração e multidisciplinaridade na área do sono.

Esta Pós-Graduação está especialmente orientada para a formação dos profissionais interessados em trabalhar na área do sono (clínicos ou técnicos) e/ou da investigação e confere preparação teórica e prática robusta para a certificação Europeia de Somnologista, Técnico Somonologista e também de Acreditação em Medicina Dentária do Sono.

Em Portugal e noutros países dos vários continentes, o interesse no Sono está a aumentar entre a comunidade científica e o público em geral. Um dos principais pilares da Universidade Católica Portuguesa é a internacionalização dos cursos de pré e pós-graduação e, sendo o sono um problema de saúde pública a nível mundial, este programa internacional é uma excelente oportunidade para colocar a Universidade Católica como uma opção para a formação em sono em Portugal e no mundo. Esta é uma iniciativa única a nível universitário português que pretende responder a uma necessidade específica de formar profissionais qualificados para trabalhar na área do sono (por exemplo, clínicos, técnicos, investigadores, profissionais de saúde, etc.), até mesmo num contexto internacional.

Esta Pós-Graduação será lecionada por docentes da Universidade Católica com conhecimentos sólidos neste campo, bem como por especialistas nacionais e internacionais convidados oriundos das diferentes áreas do sono.

A internacionalização desta Pós-Graduação surge num momento crucial e coincidente com o crescente interesse global na área sono, decorrente do aumento da prevalência das perturbações do sono de sono e agravados pela atual situação pandémica da COVID-19. Se anteriormente eram necessários profissionais com estas competências, agora com estes acontecimentos mais recentes estas necessidades aumentaram exponencialmente. Além disso, em toda a Europa há muitos Centros e Unidades de Sono que procuram responder às necessidades reais no campo da Medicina do Sono, e mais do que nunca, existe uma necessidade em formar profissionais qualificados para trabalhar nesses locais.

 

 

Contactos

Faculdade de Medicina

Faculdade de Medicina

E-mail: medicina.fm@ucp.pt
Tel: (+351) 218 724 200 (2.ª, 3.ª, 5.ª e 6.ª feiras das 15:00h às 17:00h)
Sintra Campus
Estrada Octávio Pato
2635-631 Rio de Mouro