Esta UC é do tipo modular, subsequente da UC Regulação e Integração e precedente da UC Digestão e Defesa I. Esta UC constitui também a base para a UC de 2.º ano: Pensar e Fazer II.
Pensar e Fazer I abrange dois temas principais - "Movimento" e "Cérebro" integrando os princípios básicos do movimento e da neurotransmissão e incluindo o estudo da anatomia dos membros inferiores.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- adquirir conhecimento neurocientífico básico que permita ter uma visão integrativa do sistema nervoso, facilitando a aquisição futura de competências e conhecimentos clínicos, especialmente nas áreas de Ortopedia, Neurologia e Psiquiatria;
- desenvolver e treinar competências experimentais, científicas e clínicas, focando-se não apenas na aquisição de conhecimento, mas também no processo de descoberta;
- conhecer e praticar os métodos e técnicas de exame objetivo do sistema musculoesquelético e exame neurológico;
- treinar a comunicação e as competências académicas/científicas;
- incentivar e treinar a reflexão;
- estimular os estudantes para o reconhecimento das diferenças na prestação de cuidados de saúde e das (im)possibilidades de cuidados em países menos desenvolvidos.
Conteúdos programáticos
- Neuroanatomia e vascularização do sistema nervoso central – macroscopia, microscopia e função;
- Anatomia e função dos nervos cranianos;
- Anatomia e fisiologia do ouvido e do sistema auditivo;
- Anatomia do sistema visual;
- Neuroanatomia e função das vias sensoriais;
- Neuroanatomia e função da via motora;
- Anatomia e função do membro inferior;
- Neurofisiologia e neuropsicologia no que diz respeito à cognição e consciência;
- Preparação e iniciação do movimento;
- Equilíbrio e postura;
- Neurotransmissão: geração de estímulo, propagação e transmissão sináptica; neurotransmissores e o sistema neurotransmissor dopaminérgico;
- Vias de dor, fisiologia da dor e teoria “gate control”;
- Relação entre o funcionamento de partes específicas do cérebro e o comportamento ou perda funcional, especialmente aprendizagem, memória e movimento.