Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Desenvolvimento de capacidade autónoma de aplicação de estatística e ferramentas de análise de dados, com particular enfoque no contexto biomédico.
Pretende-se, com esta UC, assegurar a independência dos alunos em âmbitos de investigação científica, em termos de: i) formulação hipóteses e perguntas científicas de forma estatisticamente coerente e consequente; ii) desenho dos estudos necessários para obter as respostas respetivas; iii) execução desses estudos, sabendo tratar e analisar os dados em níveis progressivamente mais profundos; iv) compreensão das limitações das ferramentas utilizadas, tendo a capacidade crítica para analisar os dados de diversas perspetivas; v) capacidade de análise dos resultados e extração de conclusões estatisticamente relevantes e válidas; e vi) conhecimento de escrita científica de métodos e resultados estatísticos, bem como a sua compreensão e análise
Conteúdos programáticos:
Módulo 1: Estatística descritiva e análise exploratória de dados
- Análise qualitativa e pensamento científico;
- Variáveis e perguntas científicas;
- Amostragem;
- Visualização de dados;
- Distribuições básicas;
- Parâmetros e estimação;
- Análise exploratória de dados;
- Introdução ao SPSS.
Módulo 2: Estatística inferencial I
- Efeitos e erros;
- Intervalos de confiança;
- Testes de hipóteses;
- Testes de normalidade;
- Testes paramétricos vs não-paramétricos;
- Análise de risco;
- Testes de diagnóstico e curvas ROC;
- Aplicação em SPSS.
Módulo 3: Estatística inferencial II -Dependência e covariância;
- Regressão linear;
- Regressão logística;
- Análise de sobrevivência (Kaplan-Meier e Cox);
- ANOVA;
- ANCOVA;
- GLM;
- Aplicação em SPSS.
Módulo 4: Análise de dados
- Tratamento de dados;
- Redução de espaço paramétrico;
- Medidas de distância;
- Classificação de dados - supervisionada e não supervisionada;
- Algoritmos Bayesianos;
- Aplicações clínicas;
- Introdução ao R.